Alterando A Vida

Blog de Vera Lucia Emerim. Livros alterados, arte, pintura a óleo de gatos, flores, nus masculinos, paisagens, marinas,miniaturas, ACEO, ATC, técnicas mistas e decoupage.

Nome:
Local: Araranguá, Brazil

domingo, julho 16, 2006

Livros Alterados

Eu fiquei conhecendo "livros alterados" através da internet alguns anos atrás, mais precisamente quando comecei a fazer decoupage sob vidro. Veja MUITAS FOTOS aquiI
Eu não entendia bem o que acontecia naquele tipo de arte. Afinal só encontrava sites em inglês. E cada livro alterado era diferente, cada artista era diferente. Tudo era tão pessoal, tão assombrosamente bonito! Então me juntei ao Altered Books Yahoo group,
grupo com mais de 8000 membros de todas as partes do mundo. Foi a abertura para um novo universo!

Basicamente, você pega um livro, qualquer um que você queira mOdificar. Eu sei que vai ser difícil porque nós temos respeito mórbido por livros e nunca se pensa que se pode usá-los com suporte para arte, tal como uma tela em branco. Mas é isso que acontece. Você compra, pede de presente, arranja um livro velho, de preferência daqueles com costuras entre os grupos de páginas (são chamados de signatures em Inglês). Use alguma coisa que não se queira mais mesmo. Eu já trabalhei em escolas que venderam livros como papel para reciclagem por serem velhos ou terem muitos volumes ou não interessarem mesmo a nenhum leitor.

Agora é que começa a parte divertida. Arranque algumas páginas, talvez , até metade do livro se este for muito grande. Você vai precisar de espaço para a decoração ou o livro ficará aberto demais. Depois cole 3 ou 4 folhas, para transformá-las em superfícies de trabalho.Cole todo o livro. Eu uso cola branca mesmo, tipo tenaz. Passe um cartão de crédito velho para tirar o excesso de cola. Coloque papel manteiga entre a s folhas e deixe secar. Voçê terá seu livro alterado pronto para começar a decorar.

Você pode pintar com aquarela, têmpera guache, tinta acrílica de artesanato,e até látex de parede. Pode desenhar,escrever poesia, sua própria história, colar, usar técnicas de faux-finish, que o pessoal da decoupage usa como fundo para seus belos trabalhos em caixinhas e outros produtos de madeira.

Qual quer técnica vai funcionar bem. A regra maravilhosa que eu aprendi no grupo é que NÃO HÁ COMO ERRAR. Se você não gostar, pinte em cima, ou cole de novo e vá construindo sua obra única de arte. Qualquer coisa é válida. Lembre sempre de usar gravuras que tenham o copyright público. Ou papel para decoupage que é vendido para estas finalidades ou mesmo guardanapos decorados se você for vender o produto final. Mas já aviso que a gente fica muito ligado ao livro. Eu ainda não tive coragem de vender o meu primeiro e eu vivo da arte, como vocês sabem. Claro que vendi muitos outros, mas primeiro amor é díficil de superar.

Quanto à decoração, qualquer coisa pode ser usada. Eu aprendi a fazer biscuit para enfeitar meus livros. Então, Mariander, biscuit, EVA, pequenos recortes de madeira, metal, tudo que se usa em scrapbook, decalques, fitas, lã, linha, botões, tecidos poderão ser usados. Basta usar a imaginação.Veja fotos aqui.

Além dos livros vc pode alterar capas de álbuns, agendas, diários. Cada um sempre será único e se você for artesã, será mais uma fonte de renda.
Visite meu blogAltered Dreams para conhecer melhor o que faço com esta arte.
Também tem alguns sites com excelente tutorials em Inglês. Basta fazer uma busca no Google para altered books.

Pretendo colocar algumas técnicas que aprendi em futuros posts. Se alguém quiser fazer perguntas, escreva para o meu email.
Terei prazer em responder.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vera, cada dia mais me surpreendo com a delicadeza e a beleza dos seus trabalhos... Que coisa mais linda estes livros... Eu também não conseguiria me separar deles...

16 julho, 2006 01:24  
Anonymous Anônimo said...

Vc é muito querida, Verinha. Encaminhei para uma amiga que não gateira mas tem uma gata e precisa aprender a cuidar melhor dela. Ela gosta de artes e vai amar seu blog qui nem nóis!

Beijos procê e pros sianentos ( mix de siameses com mientos, grudentos e musentos ), aliás com esses musos inspiradores, qquer um vira artista, querida!

Cris & Gataria

16 julho, 2006 03:05  
Anonymous Anônimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP dryer repair in san diego Best cellular phones companies affordable conference calling Wheelchair fiction Sport cap s free pattern

22 fevereiro, 2007 14:39  

Postar um comentário

<< Home